O Adaprox Zigbee Fingerbot pode parecer um brinquedo à primeira vista, mas numa casa pode ser de grande utilidade dadas todas as possibilidades que este dispositivo oferece e hoje vamos descobrir o seu potencial.
Porque é que o Fingerbot Plus Zigbee Adaprox tem este preço?
O botão inteligente Adaprox incorpora a tecnologia Zigbee, pelo que comunica e recebe comandos de um hub Zigbee compatível. O seu preço é atrativo, tendo em conta todas as utilizações possíveis na sua casa.
Vantagens e desvantagens do Fingerbot Plus Zigbee
Vantagens
- Tecnologia Zigbee: Antes só encontrávamos botões inteligentes em Bluetooth ou WIFI, mas a Adaprox oferece-nos um Fingerbot Zigbee, o que é muito interessante para o podermos integrar no nosso ecossistema de Tuya, Home Assistant, Jeedom ou mesmo Amazon Alexa.
- Múltiplas utilizações: Este dispositivo pode ser para gerir diferentes aspectos da sua casa, tais como algumas luzes, o robô da piscina, um obturador, uma porta de garagem, o aquecimento, uma máquina de café e muito mais.
- Compatibilidades: O Fingerbot adapta-se a ambos os ecossistemas Tuya, como o Jeedom e o Home Assistant com Zigbee2MQTT.
- Funciona com Alexa: A Alexa tem assistentes de voz com um hub Zigbee integrado (Echo Hub, Echo 4, Echo Show e Echo Studio) e este Fingerbot pode ser utilizado com estes assistentes de voz, pelo que terá o controlo por voz deste dispositivo.
- Fácil de instalar: Basta colocá-lo em cima de um botão tradicional e já está, tem o controlo deste botão a partir do seu telemóvel com o Fingerbot.
Desvantagens
- Funções limitadas com a Alexa: Com o Alexa, só pode utilizar o botão predefinido e não terá quaisquer opções de personalização.
- Estética: Ao instalar este Fingerbot em cima de um botão tradicional em sua casa, não será invisível ao contrário de um módulo inteligente que pode instalar atrás de um interrutor.
Tutorial para utilização do Adaprox Zigbee Fingerbot
O que é este botão Zigbee?
Numa casa, temos diferentes dispositivos que controlamos da forma tradicional, premindo o nosso dado.
Por exemplo, premimos um interrutor para acender ou apagar as luzes, premimos o botão da máquina de café para tomar um café, premimos o botão da máquina de lavar roupa para iniciar um ciclo.
Também podemos premir botões para abrir ou fechar uma porta de garagem e um último exemplo seria premir botões num termóstato para aumentar ou diminuir a temperatura.
Este dispositivo Adaprox tem a grande vantagem de simular o seu toque de tecla e pode, portanto, ser utilizado num número infinito de casos.
Tudo o que faz com o seu dedo de forma tradicional, em casa, pode ser substituído pela ação que executa com este botão.
Hoje vamos ver como funciona este dispositivo e como o utilizar.
Para começar, este dispositivo é único, uma vez que costumávamos encontrar dispositivos com funções semelhantes, mas que funcionavam com tecnologias Bluetooth ou WIFI.
Além disso, este dispositivo comunica através de Zigbee, uma tecnologia conhecida pelo seu baixo consumo de energia, pelo que é provável que este botão inteligente dure mais tempo do que os modelos WIFI ou Bluetooth.
Mas também, graças à função de rede em malha que se forma automaticamente se tiver outros dispositivos inteligentes Zigbee em sua casa, pode ter alcances de comunicação mais longos, ou seja, se, por exemplo, tiver este botão localizado longe do hub de domótica, graças a tomadas, lâmpadas, módulos ou qualquer outro dispositivo Zigbee ligado à corrente, poderá ter um alcance suficiente graças à repetição do sinal com os seus dispositivos.
Simplificando, a utilização da tecnologia Zigbee para os dispositivos inteligentes em sua casa permite-lhe unificar a sua instalação, podendo controlar tudo a partir de uma única aplicação e, além disso, criar rotinas para fazer com que os vários dispositivos interajam entre si.
Por falar em hubs de domótica, outra grande vantagem deste dispositivo é o facto de funcionar com diferentes ecossistemas.
Pode utilizá-lo com um assistente de voz Alexa que integre a tecnologia Zigbee, como o Echo 4, o Echo Studio ou o Echo Show de terceira geração.
Também pode ser utilizado com hubs universais de domótica, como o Jeedom e o Home Assistant com Zigbee2Mqtt.
Mas deve saber que, com a Alexa, não terá quaisquer opções de personalização, ou seja, só poderá utilizar o botão predefinido e nada mais.
Com o Jeedom, o Home Assistant e um hub de domótica da Tuya, como um hub de domótica da Lidl, MOES ou qualquer outra marca Tuya, temos opções de personalização.
Pode ativar ou desativar o controlo manual do botão, pode definir uma percentagem de descida e subida numa pressão e pode definir um tempo de pressão, o que pode ser muito prático em alguns contextos, por exemplo, quando é necessário premir um interrutor durante 10 segundos para baixar completamente uma persiana.
Vale a pena notar que pode adquirir adicionalmente acessórios para utilizar com este botão porque, em alguns contextos, pode ser muito útil, por exemplo, para executar a dupla ação num interrutor que controla a sua luz, permitindo-lhe ligar e desligar a luz sem ter de utilizar 2 dispositivos, bastando apenas um se colocar o acessório que lhe permitirá levantar e baixar o interrutor.
Outro pormenor interessante é o facto de ter um botão tátil incorporado que permite executar a ação do botão manualmente sem o fazer a partir da aplicação no telemóvel.
Por fim, este botão é alimentado por uma pilha CR2 incluída na embalagem.
E é de salientar que esta bateria pode ser facilmente removida sem deslocar o dispositivo, o que é muito prático.
Para incluir este dispositivo, tem de colocar o seu hub de domótica no modo de inclusão e, nesse momento, tem de premir o botão no interior do dispositivo durante 5 segundos.
Casos de utilização com este Fingerbot Zigbee
Um exemplo simples seria acender ou apagar as luzes de uma área da casa. Existem lâmpadas inteligentes, mas quando se utilizam lâmpadas inteligentes, se desligar as luzes do interrutor, já não pode ligar as lâmpadas inteligentes a partir do seu telemóvel ou por voz, uma vez que desligou eletricamente essas lâmpadas do interrutor. Terá, portanto, de voltar a ligar o interrutor para voltar a controlar as lâmpadas, o que pode ser pouco prático.
Depois temos os módulos inteligentes que têm a função de acender ou apagar as luzes a partir do seu telemóvel ou por voz e continuará a ter o controlo das luzes a partir do seu interrutor, que, aliás, estes módulos inteligentes são instalados atrás dos interruptores da sua casa, o que pode ser inconveniente, ou porque não tem espaço suficiente atrás dos interruptores ou porque não tem conhecimentos e competências eléctricas e não quer contactar um profissional.
O mesmo se pode dizer dos interruptores inteligentes, que têm funções semelhantes às dos módulos inteligentes, exceto que vêm com interruptores incorporados, o que pode facilitar a instalação, mas continuará a ser necessário ter conhecimentos e competências eléctricas ou contactar um profissional.
Uma alternativa que todos podem instalar sem dificuldade seria um ou mais botões inteligentes por cima dos interruptores para ligar e desligar as luzes, embora, como é óbvio, esta não seja a solução mais agradável do ponto de vista estético, uma vez que ficaria parecido com o botão Zigbee e ocuparia espaço no interrutor.
Outro exemplo seriam as persianas motorizadas. Alguns modelos de estores já incorporam comunicações sem fios, mas não pode utilizá-los com o seu sistema de domótica, por exemplo, com o Jeedom e o Home Assistant, porque são de uma marca exótica ou de um fabricante que decidiu encerrar o seu ecossistema.
Neste caso, se não houver forma de controlar estes estores com um hub de domótica como o Jeedom e o Home Assistant, bem como os interruptores para gerir as luzes, pode instalar um ou dois botões inteligentes por cima dos interruptores que gerem estes estores.
Outro aspeto que poderia ser interessante seria gerir uma porta de garagem da mesma forma, ou seja, instalando um ou dois botões inteligentes Zigbee por cima dos botões que abrem ou fecham a porta da garagem.
Relativamente a outros aspectos, como o aquecimento, também seria possível dotá-lo de inteligência, bastando acrescentar um ou dois botões a um termóstato tradicional para poder ajustar a temperatura a partir de qualquer parte do mundo.
No seu jardim, pode também utilizar este botão Zigbee para gerir a ativação ou a desativação do robot da piscina.
E para dar um último caso de utilização, embora, claro, a sua imaginação seja o seu limite, podemos colocar um botão inteligente em cima de um botão da máquina de café para a ativar a qualquer momento, por exemplo, quando nos levantamos e pronunciamos uma frase específica para o nosso assistente de voz, que, além de ativar a máquina de café, reproduz música relaxante e tudo o que quisermos.
Em vez de modificar eletricamente um eletrodoméstico, o que pode ser arriscado e pode também danificar o aparelho, graças a este botão Zigbee, pode dar-lhe inteligência sem este tipo de problema.
E, claro, em sua casa, também tem a possibilidade de dar inteligência a uma televisão, a uma máquina de lavar roupa e a qualquer outro dispositivo com botões.
Assim, este dispositivo tem uma grande utilidade numa casa inteligente e a comunicação com a tecnologia Zigbee é, na minha opinião, uma aposta muito boa que deve valorizar.