O SIN-4-2-20 é um módulo de iluminação Zigbee que pode ser utilizado com vários controladores de domótica para controlar 2 circuitos de iluminação à distância, a partir do seu telemóvel e com rotinas.
Porque é que o NodOn SIN-4-2-20 foi atribuído a este preço?
O módulo de iluminação SIN-4-2-20 Zigbee permite gerir 2 zonas de iluminação individualmente, ou seja, é possível ativar uma zona de iluminação e desativar a outra, ou vice-versa, ou ainda ligar e desligar as duas zonas.
Vantagens e desvantagens do módulo NodOn Zigbee
Vantagens
- Tecnologia Zigbee: O Zigbee é um excelente compromisso para unificar a sua casa inteligente com diferentes produtos na mesma rede.
- 2 saídas ON/OFF: Se pretender gerir 2 circuitos de iluminação, este módulo NodOn SIN-4-2-20 Zigbee é um 2×1 porque gere 2 cargas ON/OFF independentes.
- Zero Crossing : A tecnologia Zero Crossing permite que o produto dure mais tempo do que os outros módulos Zigbee do mercado.
- Tamanho: O tamanho deste módulo é pequeno, tornando-o fácil de instalar atrás de um interrutor tradicional.
- Compatibilidade: O SIN-4-2-20 é compatível com os hubs de automação residencial mais populares, como Home Assistant e Jeedom (com Zigbee2MQTT), Homee, Philips Hue, Jeedom, Otodo, Tuya (Lidl, Nous, Moes, etc), Overkiz, Ikea, Oblo e Edalso.
- Router Zigbee: Este módulo inteligente repete o sinal na sua instalação Zigbee para melhorar as comunicações na sua casa inteligente.
- OTA: O NodOn oferece actualizações Over-The-Air (OTA) para tirar partido das melhorias técnicas e dos patches.
Desvantagens
- Necessidade de um hub Zigbee: para utilizar o módulo SIN-4-2-20 a partir do telemóvel, é necessário comprar um hub Zigbee compatível.
- Preço elevado: embora seja comum encontrar no mercado módulos Zigbee de baixo custo, o módulo NodOn tem um preço elevado, que se justifica pela sua qualidade e pelas suas várias funções.
Tutorial do módulo Zigbee NodOn SIN-4-2-20
É um módulo inteligente que permite controlar 2 zonas de luzes a partir do seu telemóvel e com automatismos, e hoje vamos descobrir todos os detalhes deste dispositivo que foi adotado por um utilizador de casas inteligentes.
Especificações técnicas do NodOn SIN-4-2-20
Se abrirmos a embalagem, encontramos este módulo NodOn chamado SIN-4-2-20.
Uma etiqueta com os seus dados.
E um manual de instruções.
Este módulo é compacto, com dimensões de 40x44x16,9 mm.
Comunica através da tecnologia sem fios Zigbee e é compatível com inúmeras soluções de domótica, como Alexa, Edalso, Home Assistant, Jeedom, Zigbee2mqtt, Homee, Philips HUE, Tuya, WiziNote, Enki Connect, Eedomus, Homey, SmartHome by Hornach, Overkiz, Otodo, Oblo, Domoticz, MyUbiwizz, Energeasy Connect, Sonoff iHost, Tydom Home, Ikea e SmartThings.
No entanto, no Alexa, Tydom e Enki, só poderemos controlar um dos seus dois canais.
No que diz respeito aos seus canais, a sua grande vantagem em relação à maioria dos módulos Zigbee existentes no mercado é a possibilidade de gerir 2 cargas eléctricas de forma independente.
Isto significa que se, por exemplo, tiver 2 zonas de iluminação que pretende controlar a partir do seu telemóvel através de funções automáticas, em vez de comprar 2 módulos, pode simplesmente utilizar este módulo NodOn.
É o caso do utilizador que pretende controlar as suas 2 zonas de iluminação no jardim e que, por isso, escolheu este módulo.
Pode controlar até 3A por zona, ou seja, 690W, o que teoricamente é suficiente para controlar as luzes da sua casa.
Além disso, é um dos poucos dispositivos no mercado a incorporar a tecnologia Zero Crossing, que é extremamente útil para proteger o relé e prolongar a vida útil do dispositivo e das cargas ligadas ao ligar e desligar.
Por conseguinte, é um dispositivo que pode ter uma vida útil mais longa do que outros módulos.
Tem um alcance direto teórico de 30 m dentro de casa com o seu hub de domótica, mas é claro que, graças a esta tecnologia Zigbee, se utilizar dispositivos Zigbee adicionais ligados à fonte de alimentação, estes podem melhorar automaticamente este alcance de comunicação.
Um aspeto a ter em conta é que é necessário um cabo neutro.
Em algumas instalações domésticas, por detrás do interrutor que controla as luzes, não existe este fio neutro, pelo que é necessário verificar este critério.
Este módulo não deve ser exposto ao ar livre, pois tem um grau de proteção IP20 e temperaturas de funcionamento entre -20 °C e +60 °C.
Na parte da frente do módulo, um indicador LED apresenta várias informações, por exemplo, quando está em modo de associação.
E um botão “Press” que permite ligar o módulo a um hub de domótica, reiniciá-lo ou ligá-lo a um interrutor NodOn.
Como instalar o módulo Zigbee NodOn SIN-4-2-20
Vejamos como instalar este módulo SIN-4-2-20.
Muito importante: deve ser qualificado em eletricidade, dispor de proteção adequada, certificar-se de que a corrente está desligada e de que ninguém a pode ligar enquanto estiver a instalar os cabos, e deve verificar se não há corrente.
Se não for esse o caso, recomendo que recorra a um profissional para efetuar a instalação eléctrica. Este conteúdo é fornecido apenas para fins informativos e não posso ser responsabilizado por quaisquer danos materiais ou riscos para a sua saúde.
Existem várias formas de instalar este módulo Zigbee, por exemplo, atrás de um interrutor tradicional.
Neste caso, se olharmos para as ligações, temos de ligar “N” e “L”, Neutro e Fase, a este módulo para obter energia.
À direita, os 2 ícones representam as 2 saídas de luz, ou seja, onde vamos ligar as ligações para as nossas 2 zonas de luz e controlá-las independentemente.
No meio, temos dois ícones que representam os dois controlos de um interrutor.
Isto significa que, para além de podermos controlar as nossas 2 zonas de iluminação a partir do nosso telemóvel, podemos também manter a utilização tradicional, ou seja, podemos continuar a ligar e desligar as luzes utilizando os botões do interrutor.
Cablagem eléctrica para duas lâmpadas : Interruptor duplo
Cablagem eléctrica para uma luz simples: Interruptor simples
Cablagem eléctrica sem interrutor: 2 lâmpadas
Cablagem eléctrica no teto
Embora este módulo seja compacto, muitas vezes não há espaço suficiente na caixa de montagem embutida atrás do interrutor.
Neste caso, uma ideia interessante seria utilizar este tipo de caixa de encastrar com um bolso, para maior conforto na instalação do seu módulo atrás do interrutor.
Também está disponível em formato duplo.
Além disso, ao ter apenas um módulo para controlar 2 zonas de iluminação em vez de 2 módulos, poupamos espaço, o que é um pormenor prático a ter em conta.
E se quiser controlar 2 zonas de iluminação no seu jardim, instale este módulo no seu quadro elétrico.
A NodOn oferece caixas eléctricas para este fim.
Desaperte as ligações do módulo NodOn e insira-o na caixa na direção correta.
Os 6 parafusos do módulo devem agora ser apertados para o fixar à caixa.
E pode ligar os cabos eléctricos da sua instalação a esta caixa, seguindo as instruções do manual.
Mas vale a pena notar que o NodOn tem uma etiqueta com as ligações expostas na lateral, por isso, quando tiver este módulo dentro da caixa, poderá ver as informações sobre a cablagem eléctrica nesta etiqueta, o que é muito útil para não cometer erros.
Depois de ter ligado este módulo Zigbee e verificado que o fez corretamente, pode agora voltar a ligar o dispositivo.
Como ligar o módulo Zigbee NodOn SIN-4-2-20
A ligação deste módulo SIN-4-2-20 é muito simples. É necessário ativar o modo de associação na interface do seu hub de domótica.
Depois de o módulo NodOn ter sido ligado, o LED do módulo deve piscar a âmbar, indicando que está no modo de parceria.
Deve aparecer automaticamente na interface do seu hub de domótica.
Agora pode controlar as suas luzes, onde quer que esteja no mundo.
Funções pormenorizadas da NodOn SIN-4-2-20
Já falámos sobre como analisar e melhorar o alcance do Zigbee noutros conteúdos e, se ainda não os viu, é porque provavelmente não é subscritor deste canal.
Podemos ver 2 comandos chamados “State”, cada um permitindo ligar ou desligar as luzes, que são as principais funções deste módulo Zigbee.
Além disso, dispomos de comandos “Power-on behaviour” que permitem configurar o estado das duas saídas do módulo após uma falha de energia.
Por exemplo, se houver um corte de energia e as luzes estiverem acesas ou apagadas antes do corte de energia e quiser que voltem ao mesmo estado quando a energia for restabelecida, clique em “Anterior”. Por outro lado, se quiser que as luzes estejam sempre apagadas após um corte de energia, clique em “Desligar”. Também tem sempre “ON”, ou “Toggle”, que é o estado oposto ao estado anterior ao corte de energia.
Estas são as funções deste módulo SIN-4-2-20 e é de notar que outra grande vantagem deste dispositivo é o facto de poder ser combinado com um interrutor NodOn sem pilhas nem cabos.
No caso do utilizador, por razões de conveniência, para além de controlar duas zonas de iluminação no seu jardim a partir do telemóvel, também queria controlar fisicamente essas luzes com um interrutor.
E a NodOn oferece um interrutor Zigbee, sem pilhas nem cabos, que pode ser instalado em qualquer local e ligado a este módulo Zigbee, pelo que, para além de controlar as luzes no seu telemóvel, pode fazê-lo a partir deste interrutor.
Um último detalhe interessante: o NodOn oferece geralmente actualizações OTA (Over The Air), o que significa que pode atualizar o seu módulo ao longo do tempo a partir do seu hub de domótica ou diretamente com a aplicação NodOn Connect no seu telemóvel, para tirar partido de melhorias e correcções técnicas.
Automatização com o módulo Zigbee NodOn SIN-4-2-20
O poder de uma casa inteligente, quando se tem vários dispositivos, é criar sistemas automatizados em que os dispositivos podem atuar de acordo com os critérios que configurou.
Por exemplo, o utilizador pode decidir ligar e desligar automaticamente as luzes do jardim de acordo com a hora do nascer e do pôr do sol.
Também pode optar por ligar automaticamente estas luzes se a luminosidade medida por um sensor de luz for baixa, de dia ou de noite.
E se tiver este módulo dentro de casa, pode acender as luzes automaticamente se a sua presença for detectada e, inversamente, desligá-las automaticamente se ninguém for detectado.
Também pode ser útil para simular uma presença na casa quando se está ausente, por exemplo, em férias, para tentar dissuadir um potencial assaltante.
Em resumo, este módulo é uma referência no mercado das casas inteligentes e, apesar de ser mais caro do que outros módulos, é um 2×1, pois pode gerir 2 zonas de iluminação, possui tecnologia como o Zero Crossing, que deverá prolongar a vida útil do dispositivo, e temos detalhes práticos de instalação e compatibilidade, o que o torna um dispositivo interessante a considerar para o seu projeto.
Manual de instruções SIN-4-2-20
Descarregar o manual do utilizador do SIN-4-2-20
Geralmente comprados em conjunto
Compre agora o seu micromódulo NodOn Zigbee
Diplomado em Curso Técnico Superior de Domótica, Licenciatura profissional em e-commerce e marketing digital e Mestrado em SEO, trabalho desde 2013 num e-commerce de domótica chamado Domadoo, onde tenho a oportunidade de testar grande parte dos produtos populares do mercado de Smart Home.